Na senda das tertúlias de antigamente, estes serão encontros informais, para conversarmos sobre livros e leituras, para lermos em voz alta, para ligarmos a literatura a outras artes. Enfim, para partilharmos emoções, palavras, experiências.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Resumo do Encontro do Dia Mundial da Poesia

Ontem lemos Pessoa, Sophia, O'Neill, P.B. Shelley, Natália Correia, Ti Manuel José do Tojal, Fernando Namora, Carlos Drummond de Andrade, Ruy Belo, Camões... entre outros.
Muitos e bons poemas que nos encantam os dias até ao próximo encontro a 18 de Abril, em que nos reuniremos para falar do livro Abraço, de José Luís Peixoto. Se não o conseguir ler, traga outro livro (à sua escolha) deste autor.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pelo serão passado em boa companhia.

Não sou defensor do novo acordo ortográfico. Mas deixo-vos 2 textos poéticos aquando da reforma ortográfica de 1911.

De Teixeira de Pascoaes:
Na palavra lagryma, (...) a forma da y é lacrymal; estabelece (...) a harmonia entre a sua expressão graphica ou plastica e a sua expressão psychologica; substituindo-lhe o y pelo i é offender as regras da Esthetica. Na palavra abysmo, é a forma do y que lhe dá profundidade, escuridão, mysterio... Escrevel-a com i latino é fechar a boca do abysmo, é transformal-o numa superficie banal.

De Fernando Pessoa:
Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portugueza. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente, Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa propria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ipsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.

Carolina disse...

O meu comtributo para o DIA MUNDIAL DA POESIA:

antónio joaquim de matos rodrigues. Pequenino, com dois olhos redondos onde o sol morava.
Uma vez entrou na sala a correr. Levou a mão ao bolso das calças e gritou: senhora! Uma coisa para si! E com mil cuidados, embrulhado num bocadinho de jornal, trirou então a prenda mais espantosa que me deram em toda a minha vida: uma asa de gafanhoto!
Foi o primeiro poema que li do antónio joaquim.

(Do livro "A Criança e a Vida" de Maria Rosa Colaço)

É BOM REGRESSAR NUMA MANHÃ CLARA
manhã clara
límpida e fresca
andorinhas
fazem o ar mais fresco
barcos
vâo-e-vêm
como o senhor mar
que vento tão suave
neste momento
tristeza acabou-se
para dar lugar à alegria
que vem baloiçando
baloiçando
ao sabor das ondinhas
claras e frescas
como esta manhã

( poema do antónio joaquim
in A Criança e a Vida,
Maria Rosa Colaço)

Anónimo disse...

Obrigada ao Nuno e à Carolina pelos excelentes contributos! Lindíssimos exemplos do poder evocativo da nossa língua.
Um abraço aos dois.
Paula